Há duas medidas que funcionam quando o assunto é manter a forma no fim do ano e nas férias. Primeiro: o ideal é adaptar sua rotina de treinos, de forma que você não pare de se exercitar, mas também não deixe de se divertir. Segundo: ter estratégias de resistir a tantas frituras, quitutes docinhos e bebidas. Se não tomar cuidado, você acaba ingerindo uma grande quantidade de alimentos bastante calóricos. Veja algumas dicas de como colocar esse plano em prática.
Evite o Jejum.
Nos intervalos entre as refeições, não fique muito tempo sem comer. Procure se alimentar de 3 em 3 horas (no máximo de 4 em 4) para manter o metabolismo ativo e não chegar à mesa faminto. Invista em comidas saudáveis, como frutas (maça, pera, mamão), cereais integrais, castanhas ou sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo cottage ou minas frescal.
Faça Escolhas Inteligentes.
Para conter a gula, procure fazer pratos menores e investir em comidas que dão mais saciedade, tentando diluir os carboidratos, misturando-os com vegetais, como o arroz com brócolis. Opte pela carne com legumes em vez das preparações que levam queijos ou molhos gordurosos. É importante também ficar atento aos temperos, o azeite, apesar de ser uma fonte de gordura saudável, é bastante calórico.
Festa da Firma/Happy Hour.
É hora de comemorar com os amigos, a turma do escritório, aquele colega que você não vê há meses. O ideal é maneirar nos aperitivos menos calóricos e privilegiar os que menos gordurosos e que dão mais saciedade.
-> Se possível coma alguma coisa antes de ir para o bar para não ter que matar a fome só com petiscos;
-> Prefira os carpaccios, espetinhos de carne, frango, canapés com frios, damasco ou frutas. É sugerido evitar empadinhas, pastéis, risoles, bolinhas de queijo e trouxinhas.
Festas de Fim de Ano.
As ceias de Natal e Ano-Novo são apenas duas refeições. Portanto não se apavore se exagerar um pouco. Se conseguir manter a linha ao longo desse período e das férias, não serão dois dias de fartura que vão acabar com a sua silhueta. Mas isso não significa que você deva comer como se mundo – e não o ano – fosse acabar. Antes de atacar a mesa observe o que tem à disposição. O ideal é iniciar sua refeição/ceia com uma salada e alguma fonte de proteína, assim você diminui a ansiedade degustando mais volume de itens saborosos, mas com menos calorias. Logo após, selecione o que mais lhe apetecou e coloque um pouco no prato. Aprecie o sabor dos alimentos, mastigue bem e coma devagar.
-> Sirva as carnes com garfo e não com colher. Assim você consome menos molho, que costuma ser bastante calórico;
-> Claro, são muitas as opções e a tentação é grande, mas escolha um ou dois tipos de carboidrato, como arroz, batata, farofa ou massa;
-> Se quiser provar mais opções, reduza as quantidades colocadas no prato. O mesmo vale para os doces: escolha um ou dois imperdíveis ou coma porções bem pequenas de cada um deles.
Praia.
A “farofa” está liberada: levar lanchinhos na bolsa (como frutas secas) ajuda a matar a fome e a não passar a tarde comendo porcaria na areia.
-> Das comidas comuns na praia, milho oferece o melhor custo-benefício: é cozido, saboroso, tem fibras e é bem menos calórico que as frituras duvidosas das barraquinhas;
-> Picolés de frutas estão liberados. Mas com até 120 calorias.
Eu Bebo Sim.
O que não falta no final de ano e nas férias é motivo para brindar. E você não precisa se privar desse prazer para manter a forma no verão. Confira algumas dicas para se divertir sem perder a medida.
-> Intercale os copos de bebida com água. Assim você ingere menos álcool, se mantém hidratado e diminui os efeitos da ressaca;
-> Quando possível peça caipirinha sem açúcar. Se necessário opte pelo adoçante;
-> Prefira drinques com frutas cítricas, de baixa caloria, como limão, tangerina, morango ou caju;
-> Bebidas cremosas muitas vezes levam leite de coco e leite condensado, que são bastante calóricos e gordurosos. Prefira as que são feitas com água de coco;
-> Água com gás, club soda light ou água tônica diet dão um toque diferente às bebidas com destilados, como vodca;
-> É difícil falar em verão sem pensar em uma gelada. Mas evite passar a tarde toda bebendo cerveja. E não, cerveja não é um bom combustível pré-treino nem a melhor opção para se hidratar depois.
Na Medida.
Confira as calorias das bebidas mais comuns do verão:
BEBIDA |
CALORIAS |
1 Copo de 180ml de Batida de Coco |
290 |
1 Caipirinha (200ml) de Limão (com 2 colheres de chá de açúcar) |
280 |
1 Taça de 180ml de Vinho |
190 |
1 Taça de 150ml de Champanhe |
180 |
1 Lata (350ml) de Cerveja |
140 |
1 Água Tônica Diet + 50ml (copo americano) de Destilado + Limão |
60 |
Runner’s Word, Revista. ed.50. Editora Abril. São Paulo. Dezembro 2012.
N-Magalhães.