Como Terminar 2012 e Aproveitar as Férias… Sem Culpa! – Parte 1

pt.dreamstime.com

Foto: pt.dreamstime.com

Há duas medidas que funcionam quando o assunto é manter a forma no fim do ano e nas férias. Primeiro: o ideal é adaptar sua rotina de treinos, de forma que você não pare de se exercitar, mas também não deixe de se divertir. Segundo: ter estratégias de resistir a tantas frituras, quitutes docinhos e bebidas. Se não tomar cuidado, você acaba ingerindo uma grande quantidade de alimentos bastante calóricos. Veja algumas dicas de como colocar esse plano em prática.

Evite o Jejum.

Nos intervalos entre as refeições, não fique muito tempo sem comer. Procure se alimentar de 3 em 3 horas (no máximo de 4 em 4) para manter o metabolismo ativo e não chegar à mesa faminto. Invista em comidas saudáveis, como frutas (maça, pera, mamão), cereais integrais, castanhas ou sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo cottage ou minas frescal.

Faça Escolhas Inteligentes.

Para conter a gula, procure fazer pratos menores e investir em comidas que dão mais saciedade, tentando diluir os carboidratos, misturando-os com vegetais, como o arroz com brócolis. Opte pela carne com legumes em vez das preparações que levam queijos ou molhos gordurosos. É importante também ficar atento aos temperos, o azeite, apesar de ser uma fonte de gordura saudável, é bastante calórico.

Festa da Firma/Happy Hour.

É hora de comemorar com os amigos, a turma do escritório, aquele colega que você não vê há meses. O ideal é maneirar nos aperitivos menos calóricos e privilegiar os que menos gordurosos e que dão mais saciedade.

-> Se possível coma alguma coisa antes de ir para o bar para não ter que matar a fome só com petiscos;

-> Prefira os carpaccios, espetinhos de carne, frango, canapés com frios, damasco ou frutas. É sugerido evitar empadinhas, pastéis, risoles, bolinhas de queijo e trouxinhas.

Festas de Fim de Ano.

As ceias de Natal e Ano-Novo são apenas duas refeições. Portanto não se apavore se exagerar um pouco. Se conseguir manter a linha ao longo desse período e das férias, não serão dois dias de fartura que vão acabar com a sua silhueta. Mas isso não significa que você deva comer como se mundo – e não o ano – fosse acabar. Antes de atacar a mesa observe o que tem à disposição. O ideal é iniciar sua refeição/ceia com uma salada e alguma fonte de proteína, assim você diminui a ansiedade degustando mais volume de itens saborosos, mas com menos calorias. Logo após, selecione o que mais lhe apetecou e coloque um pouco no prato. Aprecie o sabor dos alimentos, mastigue bem e coma devagar.

-> Sirva as carnes com garfo e não com colher. Assim você consome menos molho, que costuma ser bastante calórico;

-> Claro, são muitas as opções e a tentação é grande, mas escolha um ou dois tipos de carboidrato, como arroz, batata, farofa ou massa;

-> Se quiser provar mais opções, reduza as quantidades colocadas no prato. O mesmo vale para os doces: escolha um ou dois imperdíveis ou coma porções bem pequenas de cada um deles.

Praia.

A “farofa” está liberada: levar lanchinhos na bolsa (como frutas secas) ajuda a matar a fome e a não passar a tarde comendo porcaria na areia.

-> Das comidas comuns na praia, milho oferece o melhor custo-benefício: é cozido, saboroso, tem fibras e é bem menos calórico que as frituras duvidosas das barraquinhas;

-> Picolés de frutas estão liberados. Mas com até 120 calorias.

Eu Bebo Sim.

O que não falta no final de ano e nas férias é motivo para brindar. E você não precisa se privar desse prazer para manter a forma no verão. Confira algumas dicas para se divertir sem perder a medida.

-> Intercale os copos de bebida com água. Assim você ingere menos álcool, se mantém hidratado e diminui os efeitos da ressaca;

-> Quando possível peça caipirinha sem açúcar. Se necessário opte pelo adoçante;

-> Prefira drinques com frutas cítricas, de baixa caloria, como limão, tangerina, morango ou caju;

-> Bebidas cremosas muitas vezes levam leite de coco e leite condensado, que são bastante calóricos e gordurosos. Prefira as que são feitas com água de coco;

-> Água com gás, club soda light ou água tônica diet dão um toque diferente às bebidas com destilados, como vodca;

-> É difícil falar em verão sem pensar em uma gelada. Mas evite passar a tarde toda bebendo cerveja. E não, cerveja não é um bom combustível pré-treino nem a melhor opção para se hidratar depois.

Na Medida.

Confira as calorias das bebidas mais comuns do verão:

BEBIDA

CALORIAS

1 Copo de 180ml de Batida de Coco

290

1 Caipirinha (200ml) de Limão (com 2 colheres de chá de açúcar)

280

1 Taça de 180ml de Vinho

190

1 Taça de 150ml de Champanhe

180

1 Lata (350ml) de Cerveja

140

1 Água Tônica Diet + 50ml (copo americano) de Destilado + Limão

60

Runner’s Word, Revista. ed.50. Editora Abril. São Paulo. Dezembro 2012.

N-Magalhães.

nivaldomagalhaes50@hotmail.com

http://facebook.com/nivaldomr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: