CrossFit… Uma Nova Maneira de Treinar: Intensidade e Resultado em Menor Tempo.

Na vida corrida do dia-a-dia, CrossFit é tudo que procuramos e precisamos em métodos de treinamento: intensidade, no menor tempo possível e com resultados.

Mas afinal, o que é esse tal de CrossFit?

Porque tantas pessoas estão se rendendo a esse treinamento?

Para saber essas respostas, participei no final de semana passado de um Curso de Iniciação Teórica Prática do Método de Treinamento e Prática da CrossFit, onde tiver oportunidade de vivenciar um pouco do assunto que já vinha pesquisando há algum tempo, bem como buscar maiores informações e formação na proposta CrossFit.

Não tive dúvidas que minhas ideias tinham fundamento, CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico da estrutura global, ou seja, a proposta é deixar a pessoa preparada para o que ela nunca fez e tenha um dia necessidade de fazer, e quando precisar, esteja condicionada, preparada para fazer qualquer tarefa física, estar sempre em estado de precisão (pronto).

Segundo o idealizador do método – Greg Glassman “The Coach” – “As necessidades das pessoas diferem por grau, não por tipo”, e por isso, os treinos são feitos para potencializar o máximo à capacidade física da pessoa.

A especialidade de um “CrossFiteiro” é não ser especializado, para tanto treinamos as capacidades físicas em comum para junção de todas as atividades físicas.

Nosso WOD – Work-Out of the Day (treino do dia) é o grande diferencial. Um sistema único de treinamento baseado em movimentos funcionais, constantemente variados e executados em alta intensidade, otimizando as funções humanas dentre os 10 domínios de capacidade física conhecidos: Resistência Cardiovascular e Respiratória, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão.

Movimentos Funcionais são aqueles que possuem uma grande transferência para suas atividades cotidianas, Intensidade é a variável dependente que normalmente é mais associados com a melhora do condicionamento físico e Constantemente Variados significa que estarmos treinando para uma infinidade de tarefas físicas que a vida nos apresenta. Resumindo, isso também pode ser entendido como a capacidade de mover grandes cargas por longas distâncias o mais rápido possível.

Usa-se também qualquer outro tipo de movimento ou exercício que julgarmos importante suficiente para promover uma grande adaptação  neuro-muscular, como correr, pular, remar, pedalar, etc. E finalmente, encoraja-se e ajudam-se os atletas a explorar uma grande variedade de esportes como um veículo para treinar e aplicar seu condicionamento físico.

Seguindo essa ideia é um modelo de treinamento se baseia em exercícios funcionais feitos em relativa alta intensidade e constantemente variados. CrossFit nunca cai numa rotina de treinamento; sempre treinará para desempenhar qualquer tarefa imaginável, seja ela curta, longa, combinada ou totalmente desconhecida, sempre visando melhorar o seu resultado final.

O resultado final desse treinamento é justamente estarmos acima da média quando o assunto é condicionamento físico e consequentemente acima da média em saúde e qualidade de vida. Isso pode ser medido quando você vai bater bola com os amigos, andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado ou pegar seu filho no colo. Conseguimos fazer mais exercícios, de uma maneira eficiente e por mais tempo que a média, ou seja, vivemos nossas vidas de uma maneira melhor.

Se alguém não é capaz de fazer algum dos exercícios propostos, vai aprender cada passo necessário é adaptado para sua condição até chegar a um ponto em que vai olhar para trás e se perguntar por que nunca tinha feito isso antes.

O que você está esperando, seja um “CrossFiteiro” também.

N-Magalhães.

nivaldomagalhaes50@hotmail.com

http://facebook.com/nivaldomr

www.crossfitbrasil.com.br

www.crossfit.com

www.crossfitfootball.com

www.crossfitmom.com

www.crossfitkids.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: