A Importância do DHA em Nossas Vidas.

DHADHA ou Ácido docosahexaenóico é um ácido graxo poliinsaturado Ômega-3. É um ácido graxo essencial. Recebe esse nome, pois não é produzido pelo nosso organismo, devendo ser adquirido através da alimentação e da suplementação. Os ácidos graxos poliinsaturados Ômegas 3 (EPA e DHA) são essenciais para todas as células do nosso corpo, pois exercem funções importantes ao nosso organismo, como: o aumento de metabolismo e do crescimento muscular, a produção de energia, o transporte de oxigênio e o crescimento normal celular, proporcionando as funções nervosas adequadas e a regulação hormonal.

O DHA tem importante função na formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e retina, sendo predominante na maioria das membranas celulares desses órgãos. Por ser insaturado, O DHA atua influenciando as propriedades físicas das membranas cerebrais, as características dos seus receptores, as interações celulares e a atividade enzimática. Com o envelhecimento do indivíduo, há um aumento do estresse oxidativo, o qual reduz os níveis de DHA e ácido araquidônico no cérebro. Esse processo resulta em um aumento na proporção de colesterol no cérebro e ocorre em maior intensidade nas doenças de Alzheimer, Parkinson e na esclerose lateral amiotrófica.

Ele exerce um papel importante no desenvolvimento fetal e infantil durante a gravidez e durante a amamentação.

Durante a gravidez, o DHA atua no sistema nervoso e é particularmente importante no terceiro trimestre de gestação, pois nesse período ocorre um crescimento significativo do cérebro.

O feto não pode produzir o DHA e deve obter este nutriente vital através da placenta durante a gravidez e do leite materno após o seu nascimento.

DHA também fornece importantes benefícios para a mãe e por esse fato sugere-se a suplementação de DHA durante a gravidez podendo ajudar a prolongar a gestação e contribuindo para a saúde emocional da mãe. Durante a amamentação as mulheres devem consumir uma dieta saudável, incluindo nutrientes importantes para a sua saúde e a saúde de seu bebê.

A maioria das mulheres não obtém DHA suficiente em sua alimentação. As principais fontes de DHA são os peixes de águas frias e profundas, um nutriente que não é consumido diariamente em quantidades suficientes e por esse motivo deve ser realizado a suplementação.

Ácido docosahexaenóico (DHA) é um ácido graxo de total importância para a manutenção da saúde em todas as fases da nossa vida, sendo uma gordura importante no cérebro, nos olhos e na saúde do coração, proporcionando níveis saudáveis de Triglicerídeos e Colesterol.

O DHA é um ácido graxo de extrema importância desde o nosso nascimento para o desenvolvimento do cérebro e olhos. E, continua a apoiar cérebro e função ocular ao longo da vida. O fato é que o DHA é uma gordura estrutural e funcional encontrado no cérebro e na retina. A ingestão de DHA tem sido associada com um risco diminuído de deterioração mental associado ao envelhecimento.

A consciência da importância do DHA continua a crescer e mais atenção tem sido dada para o fato de que os adultos podem precisar complementar sua alimentação diária com DHA. A alimentação atual é deficiente de diversos nutrientes e as pessoas estão se conscientizando da importância de incluir o DHA na sua rotina diária e a inclusão de DHA em certos alimentos fortificados e suplementos alimentares está se tornando mais fácil para as pessoas consumirem este nutriente tão importante em suas dietas diariamente.

O ideal é consumir suplementos nutricionais de origens confiáveis, principalmente que sejam isentos de metais pesados, inclusive livre de mercúrio.

http://www.anutricionista.com

N-Magalhães.

nivaldomagalhaes50@hotmail.com

http://facebook.com/nivaldomr

um comentário

  1. Vc sabe uma marca confiável? Obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: