Em algumas disciplinas, cada detalhe conta para que a prática se torne uma experiência única.
Apesar de se tratar de uma atividade física que não demanda o uso de materiais ou equipamentos complicados, alguns itens são indispensáveis para proporcionar maior bem-estar e conforto.
O famoso tapete de yoga é, na realidade, um acessório opcional. No entanto, ele se tornou muito popular, pois permite a prática dos exercícios em qualquer lugar. Ele traz maior conforto na hora de realizar determinadas posições.
Mas, como escolher um bom tapete de yoga quando se está começando e não se sabe nada, um tapete de yoga não é uma tarefa muito complicada. Todavia, é preciso atenção em alguns detalhes no momento da compra, pois alguns não são exatamente adaptados à prática do yoga – mesmo que a descrição do produto indique o contrário.
Como o yoga alterna exercícios em pé e no solo, é preferível escolher um tapete mais fino. O mais indicado é o tapete comumente conhecido como “tapete de yoga”.
Na hora de fazer sua escolha, há alguns aspectos que podem ajudá-lo a escolher com mais clareza:
A ESPESSURA:
Prefira os mais finos, pois dão melhor estabilidade na hora de realizar os exercícios;
A espessura dos tapetes de yoga variam de 1mm a 15mm.
Há duas espessuras padrão que definem um bom tapete de yoga: 4mm e 6mm! Os tapetes de 4mm são os preferidos dos yogis experientes. Ele amortece os choques, protegendo assim todas as suas articulações. Além do mais, ele adere facilmente ao solo e é adequado para todos os os tipos de yoga.
Já o tapete de 6mm, apesar de não ser o preferido dos praticantes assíduos, oferece maior conforto e também é indicado para todos os tipos de yoga. Ele é especialmente agradável para as posturas realizadas no solo, deitado ou sentado.
O MATERIAL:
Tente evitar os tapetes em PVC, pois esse material é considerado tóxico e hoje em dia existe uma variedade de materiais mais naturais e mesmo eco friendly.
Antigamente usava-se muito os tapetes em PVC, principalmente pela sua aderência ao solo. Quando você precisa realizar posturas em pé, a aderência do tapete ao solo é essencial.
Por isso, hoje em dia é possível encontrar tapetes de yoga em diferentes materiais reciclados ou naturais, livres de produtos poluentes e que cumprem perfeitamente bem sua função.
O CONFORTO:
Escolha um tapete suficientemente grande para que você possa se sentir à vontade para realizar qualquer postura, seja em pé, sentado ou deitado.
Além do aspecto prático ligado ao uso do tapete de yoga, ele é também é uma forma de criar uma atmosfera propícia, transformando os exercícios em uma experiência muito mais intensa e agradável.
O PREÇO:
Como você deve imaginar, existem tapetes de diferentes preços, dos mais baratos aos mais caros. Nós sabemos que quando se trata da qualidade de um produto, o preço pode influenciar na nossa decisão final.
Você encontrará tapetes super caros, por serem de marcas conhecidas, mas que não apresentam nenhum diferencial que justifique tal preço. Por outro lado, é totalmente possível achar um bom tapete de yoga a um preço justo.
O preço médio de um bom tapete de yoga é R$40,00. Você pode encontrar excelentes por até R$65,00 em média.
Com o passar do tempo, você saberá identificar a necessidade (ou não) de investir em um tapete melhor. No mais, não existem critérios definidos, o que de fato importa são seus gostos pessoais, seu conforto e bem-estar.
Namastê.
Nivaldo Magalhães.
Wtsp 13 98821 7480
@inspireousadia
nivaldomagalhaes50@hotmail.com
https://www.superprof.com.br/blog/o-material-necessario-para-praticar-meditacao/