Pilates

“A mente, quando contida e um corpo saudável, possui um sentido glorioso da energia”. – J. H. Pilates.

Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo Corpo.

O Método Pilates é um sistema de treinamento corporal completo, que trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, onde intervém tanto na mente como no corpo e na respiração.

O objetivo é alcançar o equilíbrio muscular, reforçando os músculos fracos e alongando os músculos encurtados. Com isso, aumentamos o controle, a força e a flexibilidade do corpo, respeitando as articulações e a coluna.

Parte-se do princípio que o Método Pilates traz benefícios para qualquer pessoa, independentemente da idade que tiver, levando em conta, claro, capacidade e condições de saúde física de cada um.

O sistema completo desenvolvido por Pilates, por ele chamado de “Contrologia” – e que, mais tarde, foi chamado de método Pilates – é um trabalho de solo, com base em 34 exercícios criados exclusivamente para a prática na horizontal – deitado, quando há um peso menor sobre a coluna e sobre as articulações.

A “Arte da Contrologia” consiste no controle da totalidade do corpo, unindo mente e respiração ao exercício, realizado com concentração e precisão exaustivas. Também com exercícios nos quais se exigem equilíbrio e estabilidade, a partir do centro do corpo.

Hoje em dia, é um sistema com mais de 500 exercícios, aumentado a gama dos exercícios originais, com o uso de elementos ou acessórios tais como bolas, elásticos, tensores e até pesos. Mas o sistema de tapete ou solo, chamado de “Pilates Mat”, na realidade, é a base para realizar todo tipo de exercícios, que, além disso, oferece a vantagem de poder ser feito em qualquer lugar.

Pilates – Rodrigues, J. – trad. Maria Lúcia Cumo – São Paulo: Marco Zero, 2006.

N-Magalhães

nivaldomagalhaes50@hotmail.com

http://facebook.com/nivaldomr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: